Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas de março de 2024, o Brasil possui 72,89 milhões de pessoas em situação de inadimplência, o que representa 44,30% da população adulta no país. O levantamento, que é realizado pela Serasa mensalmente, ainda mostra que o número de dívidas brasileiras chega a 274,20 milhões, com um valor total de mais de R$ 387 bilhões.
Esses números revelam uma realidade que já é percebida há décadas: o Brasil, historicamente, é um país com um alto número de famílias com dívidas. Isso significa que qualquer negócio, uma hora ou outra, pode ser impactado pelos altos índices de inadimplência em seu banco de clientes.
A alta inadimplência é um dos grandes obstáculos a qualquer negócio. Afinal de contas, quando muitas pessoas deixam de pagar pelos serviços ou produtos de uma empresa, isso não só impacta nas receitas e no fluxo de caixa, como também exige maiores esforços e melhores estratégias das pessoas que realizam a gestão de cobranças.
Mesmo considerando que esses altos números são uma realidade em todo o país, isso não quer dizer que as empresas não tenham nada a fazer para prevenir ou diminuir a inadimplência dos clientes. Pelo contrário: existem algumas estratégias e ações que negócios de qualquer ramo podem implementar para combater a inadimplência. Listamos abaixo cinco dicas que podem ajudá-lo nesta tarefa.
Cinco dicas para prevenir ou diminuir a inadimplência dos clientes
1. Conheça bem o seu público
O primeiro passo para combater a inadimplência é ter um conhecimento aprofundado sobre o público que costuma adquirir seus serviços ou produtos: qual seu perfil, faixa etária, renda média, formas de pagamento mais usadas, entre outros. Se possível, vale também buscar o histórico de compra de alguns consumidores e se existem pendências financeiras em outras instituições.
2. Estabeleça contratos claros e transparentes
Outro passo importante, quando aplicável ao seu negócio, é estar atento aos contratos que sua empresa redige para que eles sejam totalmente transparentes – especialmente em informações relacionadas a atrasos, multas, juros e coisas do tipo. Além de ajudar seus clientes a ter mais clareza sobre o quê, como e por quanto estão contratando determinado serviço ou produto, o que é bom para ambas as partes, ter contratos bem escritos é também importante para dar segurança à sua empresa em caso de disputas judiciais.
3. Incentive o pagamento à vista ou por cartão de crédito
Uma iniciativa que pode ajudar as empresas a diminuir sua inadimplência ao longo do tempo é oferecer melhores condições para pagamentos cuja garantia de recebimento é maior, como via cartão de crédito ou à vista. Estabeleça descontos no valor total à vista ou maior prazo/menores juros para as parcelas, de forma a fazer com que esses tipos de pagamento sejam mais vantajosos ao seu público. O pagamento por Pix também pode ser incentivado, dada a facilidade e agilidade tanto para o cliente quanto para a empresa.
4. Monitore os números e faça uma gestão de cobranças empática e respeitosa
Para uma gestão de cobranças eficiente, o monitoramento constante é fundamental. Por isso, estabeleça formas de controlar diariamente as entradas e atrasos nas contas a receber, permitindo que o setor de cobranças consiga tomar decisões de forma rápida e assertiva.
E sempre que sua empresa precisar entrar em contato com uma pessoa em situação de inadimplência, faça uma gestão de cobranças empática e respeitosa. Isso deve ser ensinado à sua equipe constantemente, tornando-se um padrão nos processos de atendimento ao cliente. Fazer com que o setor de cobranças seja sempre cordial é importantíssimo para aumentar suas chances de resolver o problema e ainda ajuda a fidelizar seu público, que se sente mais seguro e respeitado mesmo em uma situação de cobrança.
5. Aprimore todos esses processos com o Assistpay
Por fim, o melhor que sua empresa pode fazer para prevenir ou diminuir a inadimplência dos clientes é contar com a ajuda do Assistpay, uma solução completa para simplificar, otimizar e automatizar a gestão de contas a receber e da inadimplência.
Com o Assistpay, todas as dicas acima podem ser potencializadas e colocadas em prática de forma rápida e eficiente. Nossa plataforma oferece diversas funcionalidades para transformar a gestão de contas a receber em sua empresa, como: personalização das réguas de relacionamento e políticas de negociação, maior diversificação nas opções de pagamento, negativação e desnegativação automáticas, enriquecimento dos contatos, geração de relatórios e dashboards, entre outros.
E o melhor de tudo é que isso é feito com a cara da sua empresa! Nós fornecemos toda estrutura tecnológica para que você possa personalizar a plataforma. Dessa forma, o Assistpay fica por trás das configurações e o seu cliente terá toda experiência em nome da sua empresa, o que transmite mais segurança ao consumidor final.Conheça mais sobre o Assistpay e entenda como podemos nos tornar parceiros acessando este site: https://assistpay.com.br/#funcionalidade.